Há aproximadamente 5400 anos, os egípcios já produziam o chopp. Nessa mesma época, o chopp era utilizado como moeda para pagar os trabalhadores e também como produto de beleza para as mulheres, que acreditavam em seus poderes de rejuvenecimento.
Na idade média, o chopp passou a ser produzido nos mosteiros, sendo os monges católicos que deram a ele o aroma e sabor que conhecemos hoje.
Em Pilsen, cidade da República Tcheca, no ano de 1839, os cervejeiros descobriram a baixa fermentação, que resultou um chopp de cor clara, sabor suave e uma maior duração para o consumo.
No Brasil, o chopp chegou em 1808 trazido da Europa pela família real portuguesa. A primeira notícia sobre fabricação de chopp no Brasil é de um anúncio publicado no jornal do Comércio, Rio de Janeiro, em 27 de outubro de 1836, que falava sobre o “Chopp Barbante” da Marca Barbante. Com métodos de fabricação rudimentar, produzia grande quantidade de gás carbônico e o barbante servia para impedir que a rolha saltasse da garrafa.
Os ingredientes são água tratada, malte (que é feito da cevada), cereais cervejeiros (como o milho e o arroz), carboidratos e lúpulo (uma planta parecida com a cevada).
Chope vem da palavra alemã “Schoppen”, que significa quartilho ou vasilha, geralmente de meio litro. “Schoppen”, a exemplo de litro, é uma medida para líquidos equivalente a meia garrafa ou meio litro; na gastronomia, alemã, um “Schoppen” equivale a um quarto de litro. Neste sentido, pode-se falar de um chope de cerveja ou um chope, isto é, um Schoppen de vinho. O que as duas bebidas têm em comum, neste particular, é que elas são tiradas do barril e não servidas em garrafa. Originariamente, elas eram tiradas com uma vasilha, o Schoppen, que comportava o volume equivalente a meio litro ou a um quarto de litro. Pela prática, o chope acabou se identificando como medida de quantidade de líquido tirada do barril de cerveja.
O grão de cevada é selecionado, limpo, umedecido e estendido em uma grande sala (câmara de germinação) acondicionada entre 18 e 20ºC. O processo dura de 8 a 9 dias e é interrompido com uma corrente de ar de 25ºC que seca os grãos, que a essa altura desenvolveram enzimas. Depois são torrados em fornos especiais, entre 100 e 200ºC, e então moídos.Em seguida, os grãos são misturados à água. Depois de três horas o líquido é fervido e filtrado. No processo de fervura, acrescenta-se o lúpulo. Só depois ele é fermentado, resfriado a uma temperatura de 3,5ºC e transferido para tanques onde é mantido por trinta dias em temperaturas em torno de 0ºC. Por fim, é filtrado para a retirada de partículas em suspensão e para garantir brilho e transparência.
Primeiro aproxima-se o copo levemente inclinado a 2 cm de distância da torneira. Quando o líquido chega ao meio, o copo deve voltar à posição vertical. Finalmente, com o copo quase cheio, gira-se a torneira para uma posição que só permite a passagem da espuma. Qualquer um aprende depois de três tentativas. O bom tirador é aquele que faz isso centenas de vezes numa noite e com rapidez.
A diferença entre o chopp e a cerveja é o processo de pasteurização que a cerveja sofre logo após ser envasada. A pasteurização é um processo em que a cerveja, já na garrafa, é aquecida a uma temperatura muito alta e logo em seguida resfriada de forma muito rápida, causando um choque térmico, e assim neutralizando a ação dos fermentos.Isso é feito para que a garrafa não estoure e que ela possa ser guardada por mais tempo.Já o chopp que não passa por esse processo de pasteurização deve ser consumido em menos tempo.Uma curiosidade: A palavra chopp é derivada da palavra alemã Schopp que significa uma medida equivalente a 300ml.
O que os belgas colocam no chopp para que eles tenham sabores de cereja ou morango? As próprias frutas. Elas são acrescentadas na etapa da fermentação.Quais os tipos mais estranhos de chopp que existem? Há chopes aromatizados com tabaco, com gosto de chocolate e até de pimenta.
Stout, Ale, Bitter, Smoked, que diabos é isso tudo? São tipos diferentes de chopp. O Stout é feito no mesmo estilo da Guiness. O Bitter é mais amargo, é mais comum na Inglaterra. O Ale é de alta fermentação, muitas vezes com teor alcoólico mais alto. O Smoked tem parte do malte defumado.
Chopp a 0º C tira a sensibilidade das papilas gustativas, diminuindo a sensação de aroma e do sabor.
Qual é a temperatura ideal?
O ideal é que o chopp saia da máquina com a temperatura entre 0° C e 2° C, para que chegue à mesa com 3°C ou 4°C e seja consumido entre 6°C e 8° C.
Estraga?
Sim. A bebida oxida muita facilmente. Um barril tem prazo de validade de dez dias. Por isso é bom frequentar bares onde o chopp tem mais saída ou bares que utilizam barris menores.